Bonecas e pó de arroz

Uma das preferências entre as meninas é caracterizada pelos traços adultos / crédito:Stock.xchng

O post dessa semana é sobre o uso de maquiagem em crianças e pré-adolescentes. É muito frequente hoje em dia ver meninas trocando brinquedos por maquiagens, cada vez mais cedo. Antigamente, mais ou menos até os 15 anos as gurias só se preocupavam com a aparência das bonecas. Agora, desde pequenas elas são vaidosas. Para entendermos um pouco mais sobre o assunto, conversamos com a maquiadora Márcia Aparecida Rosário Conte, que trabalha na área há mais de 13 anos. E no início da conversa ela já deixa clara sua posição:

– Eu não faço maquiagem em nenhuma menina com menos de 12 anos, pois prejudica a pele e é desnecessário. A única exceção é quando ela vai participar de algum concurso ou evento. Márcia contou que o número de crianças que se maquiam vem crescendo, a vaidade das crianças aumentou, mas o que surpreende é que as mães são as grandes incentivadoras.

– As mães “empurram” as crianças. Elas chegam pedindo para passar este ou aquele produto na filha, mas a menina está tímida. Depois que a criança se maquia uma primeira vez, por incentivo da mãe, é que ela começa a se interessar uma pouco mais. Geralmente as mães compram produtos e fazem a maquiagem das filhas em casa. Que as crianças estão deixando a infância de lado cada dia mais cedo todos sabem, mas muita gente parece não se preocupar muito com isso. A maquiadora reforça a ideia de que é errado uma menina começar a se maquiar antes dos 12 anos.

– Eu já nem digo que elas se maquiam. Ao meu ver elas saem na rua “rebocadas”, pois não têm idade nem maturidade para isso. Ainda outro dia vi uma guria toda maquiada e pensei que ela tivesse 13 anos, ela parecia ter 13 anos, mas na verdade tinha oito. A Genessi Erickson, que é mãe de uma menina, é contra o uso precoce de maquiagem, pois acredita que o uso de maquiagem serve, no caso de pessoas jovens, para realçar os traços de beleza das garotas e, no caso de pessoas mais velhas, para disfarçar certas imperfeições e nenhum dos casos se aplica às crianças.

– Meninas com menos de 15 anos não têm por quê se maquiar. Elas são perfeitas! Não há necessidade de aparentar uma idade superior a real, deve-se viver a idade que tem. Acostumada com cuidados com a pele e o que pode ou não fazer na hora da maquiagem, Márcia deu algumas dicas para as mocinhas, maiores de 12, que querem dar um up na hora de sair.

– O primeiro passo é limpar a pele e eu recomendo o uso de água filtrada para isso. Depois é importante tonificá-la. Pode-se usar um pouco de pó, blush, mas bem fraquinho, nada de exageros, e uma sombra clarinha. Isso é mais do que suficiente. A maquiadora também deixou claro que não se deve usar rímel e delineador, pois os produtos são muito fortes e causam alergia nas crianças. Então, mães e filhas já estão avisadas, maquiagem só depois dos 12 e com muita parcimônia.

Anúncios

Publicado em 4 de junho de 2010, em Maquiagem e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. É, eu faço assim! Comecei a me maquiar agora, com 13 anos, e só faço isso, limpo a pele, passo um pouco de blush bem fraquinho, e batom ou gloss claro e discreto!

  2. aff meu eu sou louca por um pó e depois um blush sem esquecer do rimel e do lápis

  3. isso é verdade tenho 12 anos e me maquio n abro mão de um bom pó e de uma sombra basica e um batonzinho

  4. Tenho 11 anos e passo pó, blush, sombra preta e lápis de olho!

  5. Tenho 13 anos, logo logo vou fazer 14 e comecei a me maquiar agora. Me maquio todo dia. Uso corretivo para as olheiras e espinhas, uma camada leve de pó, blush tom pêssego, rímel preto, lápis preto e gloss. Pra mim este é o básico!!

  6. Eu tenho 11 anos, e eu não uso maquiagem, o máximo que eu uso é uma sombra branca ou da cor da minha pele e um batom e gloss. Mas eu sempre limpo a minha pele com agua filtrada, hidratante e como eu tenho acne, uso um produto para acne. E também sou contra maquiagem em crianças com menos de 12 anos. Tem uma menina na minha escola, ela tem 9 anos de idade, usa base, pó, blush vermelho, sombra azul batom azul tudo junto (dei o exemplo do dia que teve festa na minha escola) eu achei RIDÍCULO! HORRÍVEL!

    Por favor, respondam a minha pergunta : Uma criança com 11 anos de idade, pode usar lápis de olho só no cantinho?

    • Oi Amanda! Obrigada por comentar no blog!

      Uma criança de 11 anos, tecnicamente, não deveria usar maquiagem carregada e muito forte. Eu aconselho que ela use um lápis marrom-claro (que não vai aparecer muito) só na linha d´água da parte de baixo do olho, gloss clarinho e um blush bem leve na cor pêssego. Mas tudo bem leve e natural.

      Beijos, Nathy!

  7. Tenho 10 anos, e passo maquiagem. Passo um blush cor de rosa, lapis preto, e uma sombra muitoo clariinha, e um gloss bem basico. Não vejo nada contra em uma pessoa de menos de 12 anos passar maquiagem. Contanto que não seja tão forte. Vou fazer 11 anos esse mês ‘

  8. tenho 13 anos adoro passa maqueiagem principalmente deliniador so que tenho umas espinhas e me incomoda muito gosto do meu olhos muito preto axo show…

  9. Mamae so deixa eu me maquiar com sombra, blush, batom e gloss… Nada mais. Me maquio desde os 11

  10. Tenho 12 e so uso gloss, batom, sombra, blush, um iluminadorzinho, e um tiquinho de nada de rímel. Só.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: